segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Globalizados ou controlados?


Brasil lidera ranking contra a fome
Imagem disponível em: http://br.msn.com/

A exposição que estamos, as informações transmitidas pelas mídias como rádio, TV, jornal e internet, e estas com seus ideais pré-formados, direciona o foco para nos mostrar a realidade que eles desejam. Em um mundo globalizado onde as informações circulam de uma forma rápida, a comodidade se torna uma arma de controle; e como exemplo disto podemos citar a guerra do Iraque, cujos objetivos desconhecemos até hoje. Multidões lutando por uma caixa de leite na promoção em um supermercado, onde as verdadeiras lutas são mascaradas por interesse de uma minoria.
  As noticias são interpretações de fatos, este domínio de informações acaba manipulando e fragmentando o que está ocorrendo no Mundo. O domínio destes meios pelo capitalismo torna a sociedade “escrava” como também seus meios sociais. Marx evidencia:
     Essa expropriação constitui o ponto de partida do modo de produção capitalista; sua realização é seu objetivo; trata-se em última instância de expropriar todos os     indivíduos de seus meios de produção, os quais, com o desenvolvimento da produção social, deixam de ser meios da produção privada e produtos da produção privada e só podem ser meios de produção nas mãos dos produtores associados, por conseguinte sua propriedade social, como já são seu produto social. Essa expropriação apresenta-se, porém, no interior do próprio sistema capitalista como figura antitética, como apropriação da propriedade social por poucos; e o crédito dá a esses poucos cada vez mais o caráter de aventureiros puros. (p. 334)

  Indígenas, negros, nordestinos, mulheres, trabalhadores, crianças que valores têm sido transmitidos pelos meios de comunicações que valorizam as lutas em nossa sociedade contemporânea? Onde estão os estimulos para que a sociedade lute por seus direitos?
   O poder da midia pode ser observado,porem não só existe o "joio" neste campo, podemos também ver o "trigo" neste meio assim como:TV Cultura, TV Universitaria,TV Brasil, o site do Dominio Publico, a propria EAD (Ensino de Educação a Distância) e etc.
   Milton Santos em seu video nos convida a ter um olhar mais atento as informações que diariamente nos são transmitidas, e que valores nos tem influênciado.

Referências:
- Vídeo: Encontro com Milton Santos,
- Marx, Karl. O capital. 2ª edição. São Paulo, Ed. Nova Cultural, 1985.

Paulo Sérgio

Nenhum comentário:

Postar um comentário