sábado, 22 de outubro de 2011

Indústria automobilística no Brasil, o primeiro carro


Em 9 de abril de 1953 a empresa italiana Iso Automoveicoli, fabricante de motocicletas e triciclos comerciais, apresentou o automóvel Isetta, projetado pelo engenheiro aeronáutico Ermenegildo Preti e seu colaborador Pierluigi Raggi.
No Brasil, tudo começou com Carlos Chiti que, lendo uma revista italiana, encontrou um artigo falando sobre o Iso-Isetta. Ele percebeu que era um carro que poderia ser fabricado aqui, já que a produção era rápida e de baixo custo. Então apresentou a ideia para o comendador Américo Emílio Romi, fundador das Indústrias Romi, em 1930, que prontamente concordou.
Em 1955, a indústria brasileira Máquinas Agrícolas Romi sob licença da empresa italiana trouxe a idéia de fabricar o Isetta no Brasil.
Em 1956 a indústria automobilística brasileira fabricou seu primeiro carro, denominado Romi-Isetta. Era fabricado em Santa Barbara do Oeste, interior de São Paulo. Ele tinha apenas uma porta na frente e suportava o motorista e um passageiro.
O lançamento oficial aconteceu no dia 5 de setembro de 1956, em São Paulo, 16 unidades do carro saíram em carreata pelas ruas da capital. O governador Jânio Quadros recebeu-os e disse: “Honra a nossa indústria, honra São Paulo e honra os brasileiros um carro como esse”, de acordo com informações da indústria Romi.

       Em 1959, a Romi passou a utilizar motores BMW, pouco tempo depois, a BMW rompeu com a parceria, ficou aí uma decisão difícil para, continuar com a produção ou deixar de lado a fabricação do Romi, seguir sem parceria não seria possível, então em 1961 encerraram a fabricação do Romi-Isetta.  Foram fabricados no Brasil cerca de 3.000 unidades.
       Na indústria Romi utilizavam a produção em série, criação esta de Henry Ford em 1863, desenvolveu a Fabricação em série, em larga escala e que tivesse preços acessíveis aos consumidores. 
Linha de montagem em Santa Barbara do Oeste 
(Produção em série)
  
Fontes: Disponível em:

http://ciadecarros.wordpress.com/2010/11/10/a-industria-nacional-i/
http://g1.globo.com/carros/noticia/2011/09/minicarro-romi-isetta-complea-55-anos-e-ainda-guarda-segredos.html

 Janaína Souza



Nenhum comentário:

Postar um comentário