sábado, 8 de outubro de 2011

Raça é uma só: A HUMANA!

Imagem disponível em:

Os primeiros seres humanos foram os africanos, sendo assim deveriam ser muito valorizados e respeitados, pois todos nós somos descendentes deles. Porém, não é isso que acontece, há um silêncio sobre a história do continente e seus povos, a história foge dos temas conflitivos. As resistências e lutas do povo negro escravizado são ignoradas. O processo colonial nos faz enxergar todas as coisas de forma européia, na verdade, nossa educação é centrada na Europa, escondem a verdade, nos transmitem as informações parcialmente.
O negro era tratado como uma propriedade, uma coisa, não eram considerados seres humanos, pessoas que tinham corpo, inteligência, enfim, que fazem parte da raça humana, apenas com uma etnia diferente.
No século XIX, houve um processo no Brasil chamado de branqueamento, tinham a intenção de eliminar os negros, foi quando permitiram a imigração de europeus com a intenção de misturar os povos, podendo assim branquear o Brasil. Nota-se aí pessoas racistas, que desvalorizam o ser humano. Ainda hoje, temos situações de preconceito relacionado ao racismo. Nossa sociedade é racista, e isso é tão forte que até os próprios negros trazem isso consigo, temos isso claro no teste de bonecas (acesso youtube), crianças desmerecem sua raça, mostram as bonecas negras, com aspectos negativos.
Em que sociedade estamos? Onde se condenam entre si, se maltratam, sendo que todos pertencem a uma mesma raça, a raça humana, somos diferentes? Sim, porém essa desigualdade presente é inventada por nós. Ser diferente é normal, não cabe a nós seres humano como qualquer outro se sentir superior a ponto de agredir uma pessoa seja física ou moralmente. Além disso, deveríamos levar em conta, a grande influência africana que temos, está presente nas palavras que pronunciamos, 30% delas é de origem africana, está presente também nas comidas e até mesmo nas cores coloridas que usamos.
Temos que construir um olhar mais crítico a realidade do povo africano e a realidade do povo brasileiro, que talvez, por desconhecer a verdadeira história age de forma negativa contra pessoas que apenas lutavam para ter sua dignidade, se tivéssemos momentos de reflexões, poderíamos ser cidadãos melhores, respeitaríamos o próximo como o mesmo merece.
Janaína Souza


Nenhum comentário:

Postar um comentário