segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O veneno está na mesa


Imagem disponível em: 
http://petagronomia.wordpress.com/2011/09/13/
cinepet-exibe-o-veneno-esta-na-mesa/


O documentário nos mostra que no Brasil a população vem sendo envenenada diariamente por causa do uso abusivo de agrotóxicos nos alimentos. É vergonhoso, pois os brasileiros são os que mais consomem agrotóxicos em todo o mundo, 5,2 litros a cada ano por cada habitante. O documentário nos mostra quais as conseqüências disto.
Em 10 anos no Brasil (1998/2008) houve um grande aumento no uso de agrotóxico, 140%.
Além de estarmos expostos a este risco consumindo produtos naturais, consumimos também nos produtos industrializados que usam de matérias-primas contaminadas para desenvolvê-los.
Grandes conseqüências do uso é a infertilidade do solo, contaminação do solo, as mudanças climáticas, etc. O consumo traz problemas como perda de memória, de movimento, problemas no sistema nervoso, no sistema reprodutivo, reduz a imunidade. Quanto a trabalhar com o produto, aplicando, por exemplo, o sujeito pode até vir a óbito.
A deputada Katia Abreu comenta que somente com o uso de agrotóxicos conseguimos suprir as necessidades do povo brasileiro e também dar conta de exportar os produtos, em momento nenhum se preocupa com o brasileiro, mas sim com a quantidade que se produz para garantir a exportação, no mundo capitalista que vivemos.
Podemos observar de maneira clara o desrespeito ao ser humano e a natureza, diante do uso descontrolado de agrotóxicos nas produções de alimentos. A ANVISA está sujeita a forte influência do capitalismo que busca o lucro, esquecendo a qualidade de vida das pessoas. O governo está mais preocupado com o primeiro lugar nas exportações, os bancos apóiam a utilização de agrotóxicos, o que deixa os trabalhadores e consumidores expostos a esta forma de obter lucro com “morte”.
   Não há como deixar de nos questionarmos, de que forma escaparemos deste circulo vicioso? Como nós consumidores podemos agir diante destes “venenos” em nossa mesa?
 
Fonte: Vídeo: O veneno está na mesa,
Janaína Souza e Paulo Sérgio



Nenhum comentário:

Postar um comentário