quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Dia nacional da consciência negra

Em 20 de novembro, comemora-se o Dia Nacional da Consciência negra, em homenagem á morte de Zumbi dos palmares, essa data lembra a resistência do negro á escravidão de forma geral. O quilombo onde os escravos se refugiavam ficava na Serra da Barriga.
Os escravos faziam os trabalhos pesados que o homem branco não realizava, não tinham condições dignas de vida, eram maltratados, apanhavam, ficavam amarrados dia e noite em troncos, eram castigados, ficavam sem agua e sem comida, suas casas eram as senzalas, onde dormiam no chão de terra batida. Em 13 de maio de 1888 a Princesa Isabel assinou a Lei Aurea libertando os escravos.
Hoje as estatísticas sobre os brasileiros ainda espalham desigualdade entre a população de brancos e a de pretos e pardos. Por isso é tão importante conhecer um pouco sobre a história dos escravos.
A criação desta data pode ter sido também uma forma do governo para lembrar ao povo da escravidão no pais fazendo desta uma forma de inclusão no calendário nacional, respeitando a lembrança deste período tão sofrido pelos negros do nosso pais.



Referência bibliográfica:

Debora Batista


Nenhum comentário:

Postar um comentário