terça-feira, 22 de novembro de 2011

Saiba um pouco mais sobre o cordel

A data foi criada em homenagem ao pioneiro LEANDRO GOMES DE BARROS,
nascido no dia 19 de novembro de 1865.


Embora o cordel tenha feito e ainda faça parte da vida de muitos brasileiros, especialmente do cotidiano nordestino, muitos autores famosos tenham seus versos publicados, sabemos que ainda há muito preconceito sobre esta forma de poesia popular, que tão bem traduz a cultura regional neste rincão do Brasil.

 No final do século XIX e início do século XX, o cordel fazia parte da vida do nordestino que vivia no campo e que através do cordel ganhava forças para sonhar e traziam através dos versos a sua realidade cotidiana.

Portanto, se engana quem pensa que a literatura de cordel tenha suas raízes fincadas somente no nordeste brasileiro, o cordel ganhou o mundo com seus versos, suas rimas, métricas e todas as técnicas possíveis e imagináveis utilizadas por todos os poetas e estilos de época mais diversos, chegando aos lugares mais distantes. Em Portugal, a expressão cordel é cordéis, assim são conhecidos e nomeados os livros impressos em papeis baratos, vendidos a baixos preços; a literatura de cordel de Portugal abarca a história, peças,  novelas e romances, e tem como autores a camada média da população como: advogados, professores, militares, médicos e funcionários públicos, entre outros.

Um dos grandes episódios dentro da literatura de cordel foi o grande debate que se deu entre Francisco Romano e Inácio da Catingueira que foi registrado em folheto: estavam ali duas lendas do cordel: um era filho de escravo e analfabeto e o outro era abastado e conhecedor das letras, deixando claro que o cordel é uma cultura que não distingue classe ou grau de conhecimento científico, etnia, gênero (embora seja rara a participação de mulheres) e que, em diálogo com as mais variadas formas de cultua, enriquece sobremaneira o conhecimento humano.

Uma cultura tão rica como a nossa literatura de cordel não pode ficar parada debaixo de um preconceito; só se combate o preconceito através do conhecimento. A melhor maneira de corrigir esse equívoco é através do espaço aberto para o debate dentro das salas de aulas, levando assim o conhecimento para nossos alunos, aproximando aquele que busca conhecer de todos os modos do fazer cultural disponível.

Que a literatura de cordel desperte dentro das nossas escolas, e que o conhecimento vença o preconceito que o brasileiro tem e que o faz nega as suas raízes e o faz perder a sua identidade como nação: hoje é um dia significativo na história do cordel.


Referência bibliográfica: Literatura de Cordel: história, formas e temas.
Imagem: http://www.luizberto.com/wp-content/DIA-DO-CORDELISTA.bmp

ELAINE PEREIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário